sábado, 6 de junho de 2020

A Vida do Povo de Deus de Moisés á Gideão


Bom, vamos falar sobre alguém entre os mais fracos e mais pobres que Deus levantou para livrar o seu povo dos seus inimigos, cujos inimigos na época eram os Midianitas.

Mas antes vamos levar a nossa mente ao tempo de Moisés, de Josué, de Judá, de Otniel, Eude, Debola e então chegaremos a Gideão que foi a pessoa entre as mais fracas e mais pobres que Deus levantou para livrar o seu povo dos Midianitas.

O nosso texto chave para essa mensagem se encontra no livro de Juízes capítulos 7

E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.

Juízes 7:2-7

 

Então, como já sabemos a história, Deus levanta Moisés para libertar o povo da escravidão do Êgito e durante o tempo que o povo foi liderado por Moisés no deserto, o povo só não chegou na terra prometida logo   simplesmente por ter lhe faltado fé no poder de Deus. Mesmo vendo tantos livramentos visível,  preferiu acreditar que seria derrotado por Gigantes, mesmo com Josué e Calebe tentando lhe mostrar que Deus os livrariam. Mas, também é notável que com Moisés na liderança o povo não perdeu nenhuma guerra.

Então, Moisés morrem e Josué assume a liderança e na liderança de Josué o povo só perde apenas uma guerra para Ai, onde logo depois vai novamente e vence Ai. Mas, é necessário notar porque o povo perdeu a guerra para Ai no início. Bom, eu vejo dois ponto o por que Aí venceu a guerra na primeira vez. O ponto 1, é que a bíblia não cita mas, dar para observar muito bem que Josué vai logo acreditando nos conselho dos dois espia e então envia cerca de 2 á 3 mil homens e foi logo acreditando na vitória sem primeira consular a Deus. Ou seja é um grande perigo fazer as coisa sem primeiro consultar ao Senhor. E o segundo ponto é o que a bíblia nos mostra que foi por causa do pecado de Acã. Com isso chegamos a conclusão que alguém se abrasando com o pecado em uma família, em uma igreja, pode com certeza nos trazer tantos prejuízos. Então, a partir da ir, o povo aprendeu a lição, confiaram em Deus e na liderança de Josué e não perderam mais nenhuma guerra.

Então acontece que Josué morre e Deus levanta a tribo de Judá para continuar livrando o povo dos seus inimigos e acontece que surge uma nova geração que faz o que é mal perante o Senhor, então o povo passa agora a sofrer nas mãos dos seus inimigos. O povo então clama ao Senhor e Deus então levanta Otniel e o povo na liderança de Otniel passa 40 anos em vitória. Então Otniel morre e o povo passa novamente fazer o que é mal perante o Senhor e os inimigos volta á ter vitória sobre eles. Então novamente eles clamam a Deus e Deus levanta Eude e na liderança de Eude, o povo vivem 80 anos em vitória. Eude morre e o povo volta novamente a fazer o que é mal perante o Senhor e novamente os inimigos vence dia a dia o povo de Deus.

Novamente o povo clama ao Senhor e o Senhor levanta Debora uma profetiza que julgava a Israel após o tempo de Eude. E através de Debora Deus da vitória ao o povo durante 40 anos.

Então após Debora, o povo passa novamente fazer o que é mal perante o Senhor e novamente cai nas mãos dos inimigos e então novamente o povo clama ao Senhor e então Deus levanta Gideão. E é aqui agora que vamos começar a extrair algumas lições para a nossa vida hoje.

Bom, até aqui virmos o quanto o povo para ir bem, precisa de alguém na liderança mas, não qualquer um e sim alguém que seja fiel a Deus e virmos também que todas as vezes que um líder fiel a Deus morria o povo voltava a se perder, ou seja fazer o que era mal perante o Senhor e todas as vezes que isso acontecia, o povo se davam de mal caindo nas mãos de seus inimigos. Mas, quando o povo não aguentava mais, voltava para Deus e Deus simplesmente levantava alguém fiel perante o seu povo e através dessa pessoa lhes davam a vitória.

Bom, então depois da profetisa Debora, o povo voltou novamente a fazerem o que era mal perante o Senhor e com isso eles caíram nas mãos dos midianitas. Quando eles viram que não aguentavam mais, eles clamaram a Senhor e Deus simplesmente que é amoroso, que é misericordioso, que é compaixão simplesmente levanta alguém entre os mais fracos, os mais pequenos, os mais pobres para assim livrar o seu povo dos seus inimigos.

Então o Anjo do Senhor aparece a Gideão e Gideão questiona, tenta justificar diante da missão e o Anjo do Senhor insiste e então Gideão lhe pede um sinal, pedindo que o Anjo do Senhor lhe espere até que ele fosse providenciar a sua oferta e o Anjo do Senhor disse vá que lhe esperarei e ele foi trouxe a sua oferta e lhe foi aceita pelo Senhor e Gideão reconheceu que era mesmo o Anjo do Senhor. Então o Anjo do Senhor manda ele pegar o segundo boi do seu pai de sete anos e que fosse derribar o altar de baal e os poste-idolo e sacrificasse ao Senhor o boi e assim como ele temia, foi e fez isso a noite. Então dar aquela confusão o povo queria matar a Gideão, e acontece que o Espírito do Senhor revestiu a Gideão e ele faz uma prova com Deus para ter certeza se Deus verdadeiramente os daria os seus inimigos em suas mãos.

Então Gideão diz: Se o Senhor deixar apenas a lã molhada e toda a terra ao redor seca, entenderei que irá me dar mesmo a vitória. Então assim como Gideão lhe pediu, foi feito.

A lã ficou totalmente molhada e em todo ao redor da terra ficou seca. Tendo ele ainda não satisfeito, pediu humildemente novamente que o Senhor repetisse a prova, agora porém que toda a terra ao redor ficasse molhada e apenas a lã ficasse seca e assim conforme ele pediu foi feito. Então Gideão pode entender que Deus livraria mesmo o povo do seus inimigos através dele.

Então agora que entra em sena o nosso texto que lemos no início de Juízes 7

A primeira coisa que me chama a atenção é que se encontra com Gideão 32 mil homens.

Bom, estando Gideão já seguro que Deus já tinha lhe dado a prova que estaria com ele e que lhe daria a vitória e agora Gideão contando com a colaboração de 32 mil homens, com certeza estava se sentindo bastante seguro de obter a vitória. Agora você pode imaginar como deve ter sido a reação de Gideão ao ver que de 32 mil homens caiu apenas para 300 homens? Será se ele ainda continuou confiante da vitória? Bom, ao ler todo o capítulo de Juízes 7 iremos observar que Deus manda ele ir com alguém dar uma olhada antes ao arraial do inimigo e quando ele chega perto ele ver dois homens conversando e um dos, conta um sonho a respeito de um pão que saiu enrolando no arraial do inimigo que o pão bateu na tenda do rei e derrubou a tenda e assim o outro homem foi logo dando o significado do sonho que se tratava de Deus ter dado todo o arraial do inimigo nas mãos de Gideão. Então ele ouvindo isso, ele adorou a Deus e deu instruções aos 300 homens e caiu para cima dos inimigos, e chegando perto, apenas cada um trocou a sua trombeta, quebraram os cântaros que trazia nas mãos e exclamaram: Espada pelo Senhor e por Gideão. Então ao no soar das 300 trombetas o Senhor tornou a espada de um contra o outro dos seus inimigos. Portanto, a lição a aprender aqui é que mesmo quando falta fé na palavra de Deus, mesmo assim Deus não desiste e sim continua fazendo algo para que nossa fé seja avivada.

A segunda coisa que me chama a atenção é que quando foi anunciado quem estivesse com medo, que podia voltar e para surpresa de Gideão 22 mil se encontrava com medo e voltaram.

É interessante que Deus em sua palavra, está sempre dizendo. Não tema, eis que estou contigo e muitos confessa crer em Deus, muitos confessa crer em sua palavra e na hora da guerra, na hora das tempestades, na hora que a situação pega, na hora que falta o emprego, na hora que falta o dinheiro, na hora que parece que o mundo vai desabar. Para onde vai a fé de muitos que professa ter fé em Deus e em sua palavra? Sabe, devemos pensar bastantes antes de dizer que temos fé em Deus e em sua palavra, porque mais cedo ou mais tarde, teremos que dar conta e mostrar se temos mesmo essa fé que professamos ter.

A terceira coisa que me chama a atenção é sobre a escolha dos homens que beberam água. E de 10 mil homens, apenas 300 mostrou estar preparado para a guerra. Portanto, perguntamos o que aprendemos com isso? Porque os homens que beberam água abaixado não estavam preparado para a guerra? Porque apenas 300 homens estavam?

Podemos observar nessa situação sinônimo de vigilância, ou seja, os homens que beberam água como cão eram sinal de está vigiando e os que beberam abaixado era sinal de estarem desapercebidos. E lembra que Jesus nos diz em sua palavra que é para nós orar e vigiar?

Então o cristão que estuda a palavra, ora e vai para a igreja sempre, está indo bem mas, se não vigia quando o pecado bate em sua porta e deixa se levar pelo pecado, todo a sua vida de estudo da palavra, sua vida de oração, seus anos de congregação é derrubado em minutos. Ou seja uma vida toda de fé, pode nos trazer consequência terrível e até mesmo perca da salvação se tal cristão faz tudo que é preciso para se manter na vida cristã e de repente para de vigiar. Lembra de Moisés, por não vigiar perdeu o privilégio de entrar na terra que Deus os guiou para que ele levasse o povo. Moisés, foi salvo porque ele se arrependeu pelo seu pecado, mas sofreu a consequência e não entrou na terra e o plano de Deus, não era apenas levar ele para o céu e sim deixar que ele chegassem na terra e vissem o sabor da sua vitória. Portanto, um bom cristão, é aquele que medita na palavra todos os dias, ora todos os dia, está sempre congregando, está sempre envolvidos na obra de povoar o reino de Deus e está a cada instante da sua vida vigiando.

Quero finalizar dizendo que assim como Deus foi com Moisés, Josué, Judá, Otniel, Eude, Debora, Gideão e assim como Deus pode livrar o seu povo dos inimigo através deles. Deus também pode ser com você e pode fazer grandes coisas através de você. Tudo que Deus precisa é que você apenas deixe e confie plenamente nEle.

Bom, eu quero a cada dia permitir que Deus possa contar comigo, para a glória dEle, para o meu bem e para o bem de todos o meu próximo. Se esse é o seu desejo também, simplesmente faça agora mesmo uma oração e diga pra Deus quer ser uma benção em suas mãos.

Sermão escrito por Edilson, servo do Senhor dia: 06/06/2020 onde estou completando 53 anos graças ao meu bom e maravilhoso Deus que me criou e me redimiu através da morte do seu filho na cruz, que ressuscitou e que está voltando, não só para me buscar como a todos que creram em seu evangelho.

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário