Você sabe, desde que o anjo que Deus tinha criado belo, sábio e perfeito se rebelou contra seu próprio criador no céu, por não querer mais adorar a Deus, mas sim ser adorado, ele passou a semear a mentira e o engano, conseguindo influenciar a terça parte dos anjos. Ele conseguiu enganar um número incontável de seres humanos e continua a enganar muitos até os dias de hoje, e continuará enganando todos aqueles que não estiverem firmados naquilo que a Bíblia, a palavra de Deus, nos diz.
Ao observar a Bíblia, descobrimos que Deus criou o planeta Terra, com todas as coisas, em apenas seis dias literais, e no sétimo dia, Deus descansou, abençoou e santificou o sétimo dia da semana. Podemos ver isso em Gênesis 1:1 a 31 e Gênesis 2:1 a 3.
Portanto, somente em Gênesis 2:1 a 3, descobrimos que, tendo Deus terminado de criar todas as coisas em seis dias literais, Ele santificou o sétimo dia da semana. Agora, podemos perguntar o seguinte: Qual foi o propósito de Deus ao santificar o sétimo dia da semana? Quando Deus santifica algo, significa que podemos fazer o que quisermos com o que Ele santificou?
Bom, o propósito de Deus ao santificar o sétimo dia da semana pode ser resumido em, pelo menos, quatro razões:
Primeira razão: Para ser o dia da família. Deus sabia que as famílias não poderiam ficar juntas o dia todo todos os dias, e, por isso, aqueles que aceitassem o dia que Deus escolheu e santificou teriam esse dia para ir à igreja juntos, almoçar juntos e encerrar o dia juntos. Dessa forma, todas as rotinas recomeçariam a cada seis dias da semana, mas o sétimo dia da semana seria um dia diferente, abençoado e santificado, e tudo o que Deus santificou é bom.
Segunda razão: Para celebrar a criação. Observem que no quarto mandamento de Êxodo 20:8 a 11, ele termina dizendo: "...Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou..." Portanto, o sétimo dia é um mandamento tão importante quanto os outros, mas o quarto mandamento é o único que identifica Deus como o Criador, quando ele diz: "...Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há..."
Portanto, podemos concluir que uma das razões pelas quais Deus santificou e ordenou que Seu povo santificasse o Sábado é para que celebremos a criação e nunca esqueçamos do que o inimigo tenta fazer com que as pessoas esqueçam: que Deus é o nosso Criador.
Terceira razão: Para festejar a nossa libertação. O mundo nos diz para trabalhar de segunda a sábado, e em alguns casos, as pessoas são forçadas a trabalhar até aos domingos. No entanto, o correto é que todo trabalhador trabalhe apenas seis dias na semana, oito horas por dia. Enquanto o mundo abre as portas para o trabalho de segunda a sábado, Deus diz em Sua palavra o seguinte: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas" (Êxodo 20:8 a 11).
Então, se observarmos, o mundo está levando as pessoas por um caminho completamente diferente do caminho da Bíblia. Mas o único caminho que leva as pessoas a encontrar Deus é o caminho da Bíblia, enquanto o caminho do mundo as afasta de Deus. Portanto, se quisermos ser libertados, devemos seguir o que a Bíblia diz e não o que o mundo prega, porque o mundo está indo na direção oposta à Bíblia. Chegamos à conclusão de que, se o mundo ensina a guardar o domingo e queremos ser libertados, devemos guardar o dia que nos liberta do mundo, e o único dia que nos liberta do mundo é o dia que Deus santificou e ordena que santifiquemos. Dessa forma, seremos libertos, porque o Sábado também é um mandamento que celebra a nossa libertação, como está registrado em Deuteronômio 5:12 a 15.
Quarta razão: Para que o Seu povo tivesse um sinal que os identificasse como o Seu verdadeiro povo na terra. Vivemos em uma época em que quase todos afirmam ser de Deus. Afinal, ninguém quer ser do inimigo, mas ser de Deus de qualquer forma, sem ter um sinal que os identifique como verdadeiramente de Deus, são poucos aqueles que aceitam esse sinal.
Sobre o Sábado ser um sinal entre Deus e o Seu povo, é interessante notar que não é o homem que afirma, mas o próprio Deus. Como vemos em Ezequiel 20:20, onde Deus diz: "E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus."
Alguém pode alegar que Deus disse isso apenas para o povo de Israel ou que era algo a ser cumprido no passado, antes de Jesus. No entanto, para aqueles que defendem essa ideia, é importante perguntar: Se o Sábado era para ser santificado apenas pelo povo de Israel, por que Deus o criou assim que concluiu a criação? Afinal, quando Deus terminou Sua criação no sexto dia, o povo de Israel ainda não existia. Chegamos à conclusão de que Deus criou o Sábado não para uma nação específica.
Chegamos à conclusão de que Deus criou o Sábado não para uma nação específica, mas para toda a humanidade, já que a descendência de Adão não geraria apenas uma nação, mas sim toda a humanidade. Além disso, em Marcos 2:27, Jesus deixa claro que o Sábado não foi dado apenas à nação de Israel, mas ao homem, ou seja, a toda a humanidade.
Aqueles que ensinam que Deus deu o Sábado apenas para ser guardado antes de Jesus, e que depois de Jesus não era mais necessário guardá-lo, estão questionando a palavra de Deus ou a fazem voltar atrás em Sua promessa. Isso ocorre porque em Êxodo 31:12 a 17, Deus afirma claramente: "Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-se."
A pergunta é: Por que no texto bíblico acima Deus se refere apenas à guarda do Sábado para o povo de Israel? Deveríamos ler esse texto e entender que o Sábado era para ser guardado apenas pelos israelitas? Uma coisa está clara no texto: Deus deixa claro que o Sábado deveria ser guardado não apenas até a chegada de Jesus, mas para sempre. Portanto, aqueles que afirmam que o Sábado não deve ser guardado hoje estão entrando em contradição com a palavra de Deus, uma vez que Ele declarou que o Sábado é um sinal entre Ele e Seu povo para sempre.
Quanto à santificação feita por Deus, ela não permite que façamos o que quisermos com algo que Ele santificou. Quando Deus santifica algo, é para o nosso bem e seguirmos Suas orientações. Se negligenciarmos o que Deus santificou, estaremos agindo da mesma forma que Caim, que teve sua oferta rejeitada por Deus. Da mesma forma, Deus não nos aceitará se desrespeitarmos Sua palavra.
Portanto, por que Deus quer que o Sábado seja guardado por Seu povo e não o Domingo ou qualquer outro dia da semana? Porque Deus não declarou que era o Domingo ou qualquer outro dia, mas sim o Sábado, que é o dia que nos identifica com Ele. Em nenhum lugar de Sua palavra, Deus alterou o Sábado para o Domingo ou outro dia. Ele manteve Sábado como um sinal eterno, e seria contraditório para Aquele que conhece todas as coisas mudar Sua palavra. Deus é constante em Sua palavra e não muda. Portanto, ao ler a Bíblia, é claro que o dia que Deus determina para ser guardado é o Sábado.
Agora, a questão é: Em que dia você acredita que deve ser guardado, o Sábado ou o Domingo? Você acredita no dia que Deus ordena em Sua palavra, ou acredita no dia que outros sugerem? Esteja atento, pois assim como a serpente agiu no passado, ela continua agindo da mesma forma hoje. Se deseja crer e guardar o Santo Sábado do Senhor, faça uma oração a Deus agora, pedindo Sua bênção para ter o privilégio de guardar o dia que Ele ordena em Sua palavra e peça perdão por ter guardado o Domingo ou outro dia. Que Deus continue abençoando você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário