13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus. MATEUS 5:13-16
Certo homem, um ancião de uma determinada igreja, chegou para o pastor e desabafou. Pastor, eu cumpro todas as minhas responsabilidades na igreja, faço o culto com minha família, leio a Bíblia todos os dias, estudo a minha lição da escola sabatina todos os dias, todos na igreja me acham um bom pregador, me acham um bom professor da escola sabatina e nas minhas pregações eu sempre digo que Jesus é a felicidade. Por que eu não consigo sentir essa felicidade que eu mesmo prego?
Depois de o pastor ter ouvido todo o desabafo daquele homem, o pastor chegou à conclusão de que aquele homem era sim um homem responsável em sua igreja, com a espiritualidade de sua família, só que lhe faltava uma coisa. O problema é que a única coisa que faltava era algo que não deve faltar em um cristão. Era que aquele homem, com a sua luz, iluminava bem a sua igreja, iluminava bem a sua família, mas não iluminava os de fora.
Observe que no texto que lemos, nos diz que somos o sal da terra e a luz do mundo. Dois ingredientes indispensáveis na vida humana. Sobre o sal, há pessoas que são obrigadas a comer sem sal hoje, e somente elas sabem o quanto gostariam de poder voltar a comer com sal em sua comida. Eu mesmo costumo dizer que o tempero da comida é o sal, porque você pode fazer um feijão com todos os temperos, mas se não tiver sal, de nada adianta todos os outros temperos. Agora, se você tem apenas feijão na água e sal com o arroz, todos comem tranquilamente e não irão achar muito ruim. Agora, se tirar o sal, mesmo com todos os temperos, com certeza irão achar muito mais ruim do que se estivessem sem nenhum tempero, mas tivessem com o sal.
Você já passou fome algum dia?
Pois eu nunca passei fome, mas tive um dia na minha vida em que me encontrei sem dinheiro e tinha apenas arroz, mas não tinha sal. Então eu peguei a panela, lavei o arroz e coloquei o arroz para cozinhar. Quando o arroz cozinhou, esperei esfriar, coloquei no prato e comecei a comer, mas lhe digo o quanto desejei que aquele arroz tivesse apenas sal.
Agora observe que comer sem sal é ruim, mas qualquer um de nós consegue comer uma comida sem sal, mas não consegue comer uma comida com muito sal. Portanto, é interessante notar o porquê Jesus disse que somos o sal da terra, porque diante de todas as qualidades do sal, o sal também não presta se colocado em excesso em uma comida.
Portanto, a maior virtude do sal é dar sabor às comidas. Assim, quando Jesus nos diz que somos o sal da terra, Ele nos deu a responsabilidade de dar sabor às vidas das pessoas. E, assim como o sal só é útil no equilíbrio, cada um de nós deve tomar cuidado com o liberalismo e o fanatismo em tudo o que fazemos como cristãos. Devemos fazer as coisas com equilíbrio, e uma das nossas responsabilidades como cristãos é testemunhar sobre o que Cristo fez em nossas vidas, seus ensinamentos e mandamentos.
No entanto, como o sal da terra, devemos tomar cuidado para não "salgar" demais na área missionária, porque se não, em vez de ganhar as pessoas para Cristo, iremos afastá-las, assim como alguém que coloca comida salgada demais na boca imediatamente a lança fora. Portanto, como sal da terra, devemos sempre testemunhar de Jesus para as pessoas com equilíbrio. E, acredite, é melhor testemunhar de Jesus para alguém de menos do que de mais. Porque se alguém coloca um garfo com comida na boca com menos sal do que o necessário, isso não impede a pessoa de comer a comida, mas se estiver bastante salgada, faz com que a pessoa não a coma.
Portanto, é melhor dar "sal" de menos do que de mais, porque isso fará com que as pessoas sintam fome da palavra. O melhor é dar o "sal" a gosto ou de menos, e nunca em excesso, assim com certeza teremos resultados ao assumir a missão de ser o sal da terra.
O outro ingrediente indispensável para a humanidade é a luz. Observe que, quando falta energia, todos vão logo atrás de uma vela, porque ninguém quer mais ficar no escuro. Eu acredito que no passado, quando nem se sonhava em ter energia, todos estavam acostumados a dormir após o pôr do sol, simplesmente por falta de luz à noite. Agora, veja o quão bom é a luz: quando chegamos em casa à noite, não batemos nos móveis porque primeiro vamos até o interruptor para acender a luz. Quando vamos para algum lugar à noite e sabemos que passaremos por um lugar escuro, lembramos imediatamente de levar uma lanterna conosco, fazemos qualquer coisa para não ficar sem luz.
A luz tem um papel indispensável na vida da humanidade: iluminar. Pensando nisso, fico imaginando como deve ser difícil a vida de um deficiente visual, alguém que não enxerga a luz, alguém a quem a luz não tem o privil
User
continue até o final
ChatGPT
égio de iluminar porque a luz só pode iluminar alguém que enxerga. Mas, assim como é muito importante a luz física, mais importante ainda é a luz espiritual. E, assim como a luz física tem o privilégio de iluminar nossos caminhos físicos, a luz espiritual tem o privilégio de iluminar nossos caminhos espirituais. E fico feliz porque a luz espiritual ilumina até os deficientes visuais, pois a luz espiritual faz com que enxerguemos com a mente e não com os olhos. Portanto, todos podem ser iluminados pela luz de Cristo.
Jesus nos disse que somos a luz do mundo, e espiritualmente falando, luz significa ter conhecimento de Deus, ter conhecimento do que Ele nos ensina através de Sua Palavra. Como temos a responsabilidade dada por Jesus de sermos a luz do mundo, sabemos que apenas ter essa luz não é o suficiente. Devemos iluminar as pessoas que se encontram em trevas, espiritualmente falando.
Mas como iluminar? Você conhece a história do mar da Galileia e do mar Morto?
Pois ambos os mares recebem águas do mesmo rio, o rio Jordão. O mar da Galileia é um mar onde todos, de crianças a adultos, fazem questão de estar. Eles gostam de suas águas, de sua paisagem, de morar ali, e as crianças adoram brincar neste mar. Já o mar Morto, ninguém gosta de suas águas, e nada ali presta. Por que será que as pessoas gostam do mar da Galileia e não do mar Morto? Onde está a diferença? Sabe, a diferença não é o rio Jordão, porque a mesma água que o rio Jordão envia para o mar da Galileia é a mesma que envia para o mar Morto. Não é o solo, porque ambos os solos são os mesmos. A diferença é que o mar da Galileia recebe e dá, enquanto o mar Morto só recebe e não dá.
Será que há alguém aqui que está sendo igual ao mar Morto?
Alguém que estuda todos os dias a palavra de Deus, vem sempre para os cultos, recebe, recebe e recebe, e durante a semana não tem nem um contato missionário, não ilumina nem uma pessoa?
Lembre que, quando Jesus nos disse que somos o sal da terra e a luz do mundo, não foi para ficarmos com o sal e a luz para nós mesmos, mas sim para dar sabor às pessoas que estão sem sabor e iluminar as pessoas que estão em trevas.
Conto a história de um jovem que era deficiente mental. A mãe desse jovem começou a estudar a palavra de Deus com ele, e então aquele jovem quis se batizar. O pastor o batizou, e no tanque batismal, aquele jovem perguntou ao pastor: "Pastor, e agora, o que eu faço?" Por um momento, o pastor pensou e disse: "Atenda ao ide de Jesus."
Aquele jovem trabalhava em um supermercado como empacotador. Ele teve uma ideia e pediu à sua mãe para ajudá-lo a escrever vários versículos bíblicos. Todos os dias, ao empacotar as compras no caixa, ele dava um papelzinho com um versículo escrito e simplesmente dizia para cada uma daquelas pessoas: "Que Deus abençoe o seu dia." O gerente começou a notar que todos os outros caixas tinham poucos clientes, mas apenas o caixa onde aquele jovem trabalhava tinha sempre uma grande fila.
Deus disse a Isaías: "A quem enviarei?" E Isaías respondeu: "Eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8). "O que ganha almas é sábio." (Provérbios 11:30).
Em nosso texto desta mensagem, Jesus nos diz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16).
Podemos chegar à conclusão de que é a vontade de Deus que nós testemunhemos dEle para todos.
Sabe por quê? Porque só há uma maneira para que as pessoas que vivem em trevas espiritualmente sejam salvas, simplesmente através do conhecimento do Senhor. E podemos ver isso muito bem em João 17:3, onde Ele diz: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, como o único Deus, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."
Portanto, se você já é verdadeiramente um seguidor de Jesus Cristo, uma de suas características é não se calar, é dar sabor e iluminar cada pessoa que entra em contato contigo.
Se você até agora era apenas um cristão que só fazia o trabalho de Deus na igreja, tome hoje a decisão de cooperar também com a obra de Deus para os que estão de fora. Pois é certo que os de dentro devem ser conservados e os de fora devem ser atraídos por Jesus através de você. Se este é o seu desejo, faça agora mesmo uma oração pedindo a Deus que lhe dê um espírito missionário. Que Deus continue abençoando você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário