Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33
Quando Deus terminou a Sua obra de criação no sexto dia, disse: "Eis que tudo era muito bom." Mas, infelizmente, após o pecado, Deus não pôde continuar dizendo o mesmo. Entretanto, um dia o pecado terá o seu fim, juntamente com o seu criador e todos que se apegam a ele. Então Deus poderá dizer novamente: "Eis que tudo voltou a ser muito bom."
A pergunta é: Onde estarei nesse tempo? Onde você estará? Estaremos com os nossos olhos abertos e nossos ouvidos atentos para ver e ouvir Deus pronunciar: "Eis que tudo voltou a ser muito bom", ou estaremos na situação que diz Malaquias 4:3, sendo cinza?
Sabe, a caminhada para a Canaã celestial é semelhante a uma grande multidão que, sabendo apenas o caminho e sem saber a distância, segue em direção a uma cidade chamada "Vitória dos Perseverantes". Só que essa cidade, além do caminho ser estreito, de vez em quando, enfrenta algumas tempestades. Então, essa grande multidão segue em direção à cidade, e quando chega na terça metade do caminho, acontece uma tempestade. Alguns desistem por causa da tempestade, mas os demais continuam seguindo, mesmo em meio à tempestade. Logo depois, a tempestade para, e todos seguem mais felizes. Quando chegam à metade do caminho, ocorre outra tempestade, ainda maior do que a primeira. Nessa hora, um grande número desiste, mas os demais continuam seguindo, mesmo em meio à grande tempestade. E então, novamente, a tempestade passa, e todos seguem felizes. Quando estão perto da cidade, faltando apenas uma décima parte para chegar, acontece outra grande tempestade, pior do que as duas anteriores. Muitos desistem por causa dessa tempestade, mas os demais continuam seguindo, mesmo em meio à terrível tempestade. Só que agora a tempestade não passa até que eles veem uma placa que diz: "Bem-vindos a Vitória dos Perseverantes". E então, além de estarem livres das tempestades, já sabem que estão na cidade.
Essa história acima é apenas uma alegoria, uma história imaginária, mas nos ensina uma grande lição. Devemos perseverar no caminho para a Canaã celestial, mesmo em meio às pequenas ou grandes tempestades.
Agora, meditemos no que Jesus nos diz em João 16:33. É interessante prestar atenção que Jesus começa nos dizendo que tem nos dito isso para que Nele tenhamos paz. Lendo do capítulo 13:13 ao capítulo 16:1-33 de João, veremos tudo o que Jesus disse aos discípulos antes de Sua morte. Ele lhes revela as perseguições que Sua igreja passaria, os sinais de Seus verdadeiros discípulos, Seu retorno ao céu, a vinda do Espírito Santo e Sua obra.
Então Jesus nos diz: "No mundo tereis aflições". Muitos ensinam algo que Jesus nunca ensinou. Para muitos, se uma pessoa diz que é cristã e está desempregada, está doente ou está passando por algum problema, alguém acha que tal pessoa está em pecado. No entanto, essa era a ideia dos líderes religiosos nos dias de Jesus. Para eles, se alguém pegava uma lepra, ou nascia com alguma deficiência física, era porque estava sofrendo a ira de Deus por causa de seus pecados.
Lembro que, certa vez, os discípulos perguntaram a Jesus: "Senhor, quem pecou, ele ou seus pais, para que ele nascesse cego?" (João 9:2-3). Qual foi a resposta de Jesus? Ele respondeu: "Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." Portanto, se somos cristãos e estamos passando por algum problema, isso não significa que Deus não nos ama, que Deus está nos castigando por algum pecado. Vivemos em um mundo amaldiçoado, e por mais que sejamos fiéis a Deus, isso não nos livra de problemas, de sofrimentos. É como um motorista na BR: ele vai com sua família passear e é um motorista prudente, mas as BRs estão cheias de motoristas imprudentes, e alguém pode ser vítima dos imprudentes. Por isso, Jesus preparou Sua igreja antes de retornar ao céu, para que, quando cada servo de Deus que era perseguido e morto cruelmente, eles morressem fiéis a Deus, sem O negar, porque Jesus preparou Sua igreja devidamente. Portanto, ao passar pelo caminho de Deus, não espere que pararemos de sofrer, pois aceitar Jesus não significa que você ficará rico e nunca mais ficará doente. Isso são ensinamentos de Satanás, não de Jesus Cristo.
Lembro-me agora do que Paulo diz em 2 Timóteo 3:12-13: "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados."
A pergunta agora é: O que você prefere? Ser perseguido ou ser enganador? Certamente, se pudéssemos escolher, não escolheríamos nenhum dos dois. No entanto, ao sermos fiéis a Deus, o inimigo se levanta para nos derrubar. Se não continuarmos seguindo os conselhos de Jesus, é certo que o inimigo nos derrubará. Portanto, quando Jesus diz: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo", Ele está nos deixando claro que, mesmo ao seguir a Ele, não estaremos livres de sofrimentos. E, então, Ele nos aconselha a ter bom ânimo. A pergunta é: Como ter bom ânimo passando por sofrimentos? Como ter bom ânimo se o seu casamento está à beira do colapso, se os filhos estão envolvidos com as drogas, se você está desempregado, se está enviando currículos sem obter respostas, se já está com meses de aluguel atrasado e prestes a ser despejado, se descobre que tem câncer? Como ter bom ânimo?
Sabe, mesmo em meio aos piores problemas que eu ou você estejamos enfrentando, é melhor seguir o conselho de Jesus, pois Ele não está nos dizendo para ter bom ânimo quando tudo está indo bem, mas sim quando estamos passando por algum sofrimento.
Lembro-me do que Paulo nos diz em Filipenses 4:13: "Tudo posso naquele que me fortalece." Portanto, quando Jesus nos aconselha a ter bom ânimo em meio aos sofrimentos, Ele não o faz para qualquer pessoa, mas para aqueles que O seguem. Aqueles que O seguem podem todas as coisas em Jesus, pois é o próprio Jesus que os fortalece. Portanto, com Jesus, podemos ter bom ânimo mesmo em meio ao maior sofrimento que vier sobre nós.
Agora, observe que Ele finaliza dizendo: "Eu venci o mundo."
Aqui está o segredo para continuar caminhando em direção à Canaã celestial, mesmo em meio aos sofrimentos. Tudo o que você precisa fazer é, em vez de olhar para os problemas, olhar para Jesus, que é maior do que qualquer problema. Lembre-se, se você se entregou verdadeiramente à sua vida a Jesus, não importa o sofrimento ou o problema que esteja enfrentando, tenha bom ânimo. O choro pode durar uma noite, mas pela manhã nasce o sol. E Jesus, o Sol da Justiça, brilha em cada coração de Seus seguidores e diz: "Eis que estou convosco desde a fundação do mundo."
Você é um seguidor de Jesus? Está disposto a continuar caminhando em direção à Canaã celestial, mesmo em meio às tempestades? Se sim, ore agora mesmo, agradecendo a Deus por estar seguindo neste caminho em direção à Canaã celestial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário